As tradições que as noivas seguem: um bouquet um amuleto
A tradição da noiva levar um bouquet/ramo surgiu na Grécia Antiga. Na Europa do Século XV, o acto de tomar banho não era algo usual ou fácil já que as condições sanitárias eram rudimentares, por isso mesmo, os odores corporais poderiam não ser tão agradáveis!
Sendo assim a noiva optava por levar consigo um grande ramo de flores perfumadas, dando um aroma fresco e perfumado à sua passagem.
Nas famílias medievais mais ricas, as flores escolhidas deviam ser em tons laranja.
Há também que refira a tradição de que durante o trajecto até ao altar, a noiva recebia flores e ervas aromáticas das amigas. Era uma espécie de amuleto contra o mau-olhado, e no qual também se juntava o alho para afastar os maus sentimentos.
Na Inglaterra antiga, o bouquet simbolizava a fertilidade e garantia protecção á nova família. Gradualmente foram aparecendo as flores com os seus significados como as rosas (amor duradouro), stephanotis (boa sorte), syringa (união) e hera (fidelidade).
Durante muito tempo a flor de laranjeira foi a preferida das noivas para compor o seu bouquet, simbolizando esta a pureza e virgindade, tão relevantes no passado.
Actualmente outras flores são as preferidas: ranunculus, jarros, camélias, gardénias, peônias, entre outras.
Estas flores ‘tendência’ estão muito relacionadas com as imagens de bouquets que se vão encontrando, principalmente na Internet. No entanto ainda há noivas, as conhecedoras e seguidoras dos costumes, que colocam entre as flores uns raminhos de arruda para proteger do mau-olhado, ou de alecrim e manjericão para atrair a boa sorte.
As flores mais tradicionais são várias, mas entre as mais conhecidas estão: stephanotis, jasmim, rosas de Santa Teresinha, gipsofilas, lírios, lírios do vale, flor de cerejeira, flor de laranjeira, lavanda, gardénias entre muitas outras.
Mas são várias as flores que podem escolher, o que importa mesmo é que faça sentido para ti. Por experiência digo-vos, escolham alguma flor perfumada, ajuda sempre a nos deixar mais relaxadas e confiantes :).
Espero que tenhas gostado da dica histórica.
xoxo
Fontes: imagens reprodução




